Pensamento Chinês

..." As ideias e estrategias sao importantes, mas o verdadeiro desafio é a sua execução " ...

" Aquele que conhece o inimigo e a si mesmo,

mesmo que em cem batalhas, jamais correrá perigo.
Aquele que não conhece o inimigo, mas conhece a si mesmo,
As vezes perde as vezes ganha.
Auqle que não conhece nem o inimigo e nem a si mesmo,
Correrá perigo em todas as batalhas "






sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

WU TE - O codigo de Etica do Kung Fu

WU TE

武 徳

“o código de ética do kung fu”


Wu te, que abrange muito mais do que as famílias e as escolas, mas, a arte do Kung fu na sua totalidade.

O Wu te é dividido, basicamente, em cinco princípios, sendo eles:

信用 hsin yong - confiança

Estabeleça o vínculo de confiança de seu mestre para com você, e de você para com seu mestre. Mantenha e solidifique esse vínculo confiando no seu aprendizado e no seu tempo. No momento propício para o seu avanço e aprofundamento na arte o seu mestre saberá. Não peça conhecimentos ao seu mestre, e sim, prepare-se para recebê-lo.

謙遜 chiang hsun – humildade

Mantenha a sua xícara vazia, e não se preocupe com a sua titularidade ou posição, pois, o orgulho e o ego são venenos poderosos para matar a arte em você. Quando permitimos que eles se infiltrem no nosso raciocínio, começamos a agir e tomar decisões tendo eles como base de referência. Humildade não é subserviência, e é algo que se deixa de ser quando se afirma ter.

尊敬 zun ching – respeito

O respeito se inicia por ocasião de sua manifestação para consigo e para com os outros, sendo conquistado e manifestado. Respeito à hierarquia é essencial, pois ocupa quem o fez por merecer, e assim, haverá o entendimento da sua posição e da posição dos outros, e onde houver entendimento haverá respeito, e a existência de ambos não permite a manifestação do caos.

荣 譽 jong yu – honra

A arte marcial chinesa do Kung fu tem fortes laços com a honra, por isso, honre a arte, a família e os antepassados, mostrando lealdade, determinação, e mantendo a pureza e a essência. Foi graças a essas qualidades dos patriarcas do passado que a arte chegou até os nossos dias, e somente com a presença delas você conseguirá perpetuá-la para as gerações futuras.

道徳 tao te – virtude

São subdivididas em outras quatro, sendo elas, serenidade, coragem, prudência, e justiça.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Palavras de um sabio samurai


No ano de 1717 Japao , um certo samurai nos seus dias derradeiros disse:
Na vida de um homem existem níveis da busca dos estudos. No mais nível mais baixo, ele estuda, mas nada acontece, e o homem sente que tanto ele quanto os outros são incapazes. Nesse momento, ele é inútil. No nível intermediário , ele ainda não possui utilidade, mas está consciente de suas limitações e também pode ver as limitações dos outros.
Num nível mais elevado, ele tem orgulho de suas habilidades, se regozija com os elogios das pessoas e lamenta a falta de habilidade dos companheiros. Esse homem tem valor. No nível mais alto, um homem aparente não conhecer nada.
Esses são os níveis em termos gerais, Mas existe um nível acima de todos. Quem atinge esse nível está ciente do que pode ou não pode fazer,. Ele realmente conhece suas falhas e nunca em toda a sua vida chega a imaginar que é bem sucedido. Ele não é orgulhoso, mas , com humildade, conhece o caminho certo e justo. Um grande mestre samurai de nome Yagyii uma vez comentou :” Eu não conheço o caminho para derrotar os outros, apenas o caminho da minha própria derrota “,

Entao, pare, pense, reflita sobre o texto, e faça de sua vida isto: seja humildade, sensato e respeite tudo e todos, com certeza o mundo seria melhor.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Sanshou



Sanshou (散手), que pode ser traduzido literalmente como "mãos livres", ou Sanda (散打), que pode ser traduzido literalmente como "luta livre", é uma forma chinesa moderna de combate mão-a-mão, um sistema de auto-defesa, e um esporte de combate.
Não é considerado um estilo de luta independente, mas um dos componentes das diversas modalidades de arte marcial chinesa, normalmente ensinado integrado às diversas formas de wushu. O termo Sanda é mais antigo e de uso mais comum, quando o governo chinês formalizou e padronizou as artes marciais usou oficialmente o termo Sanshou para designar este aspecto, posteriormente voltando a usar o termo Sanda.
Após a guerra da Coréia onde enfrentou diretamente as tropas americanas o governo chinês percebeu a necessidade de investir em pesquisa e desenvolvimento visando o melhor treinamento de seu exercito e incumbiu ao general Peng Dehuai o comando da pesquisa onde além de especialistas em Artes Marciais de toda China participaram médicos, educadores físicos, e demais pessoas relacionadas a atividades físicas e saúde. O novo sistema deveria observar 3 critérios:
- Simplicidade; - Combate direto; - Efetivo contra oponentes mais fortes.
Quase que paralelamente ao sanshou militar se desenvolveu o sanshou civil e competições clandestinas que acabavam com sérios danos aos competidores e aram quase que um vale tudo ao molde dos primeiros UFCs.
Como treinamento marcial o sanshou ao longo da história na china recebeu vários nomes como Xiangbo, Shoubo, Chaishou, Qiangshou, Jiji, e Daleitai.
Em 1979 o Comitê Chinês de Esportes Nacionais (CCEN)decidiu que o sanshou estaria ligado ao Wushu como esporte de competição. Devido ao espaço de tempo entre seu surgimento e a oficialização pelo governo o sanshou não tinha metodologia de treino, padronização de técnicas e principalmente regras. Até meados dos anos 80 o sanshou como esporte continuou a se desenvolver dentro de colégios e universidades ligadas à educação física, além de experimentação em campeonatos. Em 1982 o CCEN finalmente chegou a uma metodologia de treino e regras para competições que vêm sendo aos poucos modificadas. O primeiro ring era redondo! com 9m de diametro.