Pensamento Chinês

..." As ideias e estrategias sao importantes, mas o verdadeiro desafio é a sua execução " ...

" Aquele que conhece o inimigo e a si mesmo,

mesmo que em cem batalhas, jamais correrá perigo.
Aquele que não conhece o inimigo, mas conhece a si mesmo,
As vezes perde as vezes ganha.
Auqle que não conhece nem o inimigo e nem a si mesmo,
Correrá perigo em todas as batalhas "






terça-feira, 24 de agosto de 2010

O Treinamento dos Monges Shaolin



O TREINAMENTO DOS MONGES SHAOLIN: Monges Shaolin


O TREINAMENTO DA CHUVA DE PRIMAVERA:

Ao chegar a primavera na China, época muito chuvosa os pais deviam levar seus filhos para os portões do Templo de Shaolin, ali as crianças ficariam esperando nos rigores do tempo até que os monges os colocassem para dentro do templo. O fato das crianças ficarem muitos dias na chuva e no vento, já servia como uma primeira triagem e afastava crianças que entre 6 e 12 anos não aguentariam os rigores dos treinamentos.

A TIJELA FURADA:

Após entrar no templo as crianças eram levadas a um pátio interno onde se sentavam numa grande mesa de pedra, ali seu comportamento seria analisado , não poderiam pedir comida. As crianças que pediam comida eram mandadas embora após alimentadas. Em seguida era dado as crianças uma tigela sem fundo e um grande pão seco do tamanho do fundo da tigela.

Logo após era servido chá e as crianças que não utilizavam o pão no fundo da tigela eram também dispensadas.As crianças que tomassem o chá antes do velho monge também eram dispensadas. O respeito pelos mais velhos era primordial no templo Shaolin.

AS FOLHAS DE OUTONO:

As crianças eram colocadas para varrer os pátios do templo, e limpar todas as dependências dos monges, era muito trabalho com pouco descanso, a humildade e paciência eram colocadas a prova. Os candidatos a monge tinham que se dedicar aos estudos budistas e se libertar do pensamento “TEMPO’. Para o Budismo o tempo não passa de “MAYA” pura ilusão.

O BAMBU É MAIS FORTE POIS SE CURVA AO VENTO:

Inicialmente as crianças começavam seu treinamento de Kung Fu sendo um saco de pancadas dos monges mais velhos. Se conseguissem passar por esta fase ai então eram admitidas como discípulos do templo. Até conseguirem as vestes amarelas os candidatos eram testados:

1- Caligrafia

2- Poesia
3- Acupuntura

4- Masoterapia
5- Cozinhar

6- Colher

7- Lêr em sânscrito

8- Lêr em vários idiomas
Monge Shaolin

O monge de Shaolin tinha que pensar como um sábio e agir como um homem simples. Os monges tinham um conhecimento de acupuntura , medicina das ervas e massoterapia. O monge com esse conhecimento poderia ajudar nas suas viagens as pessoas do povo em suas doenças.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Mulheres no Kung Fu

A predominância no universo marcial é culturalmente dos homens, mas esta condição vem se modificando devido às necessidades de nossos tempos modernos.


As mulheres hoje são tão guerreiras quanto os homens e o conceito de que "Yang" (pólo masculino) que é considerado "ativo" e "Yin" (pólo feminino), "passivo" dando a conotação de fragilidade e falta de força às mulheres (Yin) caiu por terra. Na verdade um traz em si a semente do outro e assim podemos ver o suave e a dureza unidos no Kung Fu como um complemento imprescindível. Diante disso não pode haver preconceito, a não ser que do sujeito em relação a ele mesmo. Isso sim ocorre entre as mulheres que ainda acham que não cabe a elas a prática do Kung Fu, por pura falta de conhecimento sobre a arte que erroneamente é vista como agressiva, exigente quanto a força bruta e que só utiliza capacidades tipicamente mais desenvolvidas pelo público masculino.

A tradição marcial tem suas mulheres: é o caso de Ng Mui, monja budista associada da tradição do mosteiro de Shaolin e considerada a criadora de um poderoso estilo de Kung-Fu, o Wing Chun. Também temos Fang Wing Chun, que, junto com o marido (Hung-Wei Kun), teria criado no século XVIII o estilo Fu Hok Sheun Yin Chuan ("Boxe do Tigre e da Garça"). Não encontramos informações suficientes para uma análise de Fang Wing Chun, mas sua colocação ao lado do marido como criadora de um estilo (o mais comum, seria que seu nome fosse omitido) é um bom sinal.

Sobre o treino do Kung Fu feminino, não há diferenças quanto à prática, mas sim quanto aos objetivos de cada um independente do sexo. Todas as mulheres podem praticar Kung Fu, já que suas técnicas de defesa pessoal são adequadas ao público feminino sendo aplicadas com velocidade e precisão e não com a força.

A procura do Kung Fu Tradicional pelas mulheres vem substituindo o formato das academias de ginástica que se preocupam predominantemente com a forma física e a beleza do corpo. As mulheres buscam mais que isso: querem também harmonia interior, superação de seus limites, força, habilidades físicas e mentais para lidar com as dificuldades do dia a dia e qualidade de vida, o que é a proposta do Kung Fu. Além disso, o Kung Fu trabalha muitos aspectos psicológicos como a auto-confiança, auto-estima, ajuda a liberar o estresse e ainda ensina defesa pessoal.

Antes de fazer qualquer avaliação sobre o Kung Fu, esperamos que todas as mulheres vivenciem a arte a fim de alcançarem evolução como um todo, abrangendo harmonia entre o físico e o psíquico.

Shimo Élen Azevedo

(Psicóloga, estudante do curso Educação Física, professora de Tai Chi Chuan Yang e professora de Kung Fu Mei Hua Tang Lang, representante oficial do Mestre Shi Zheng Zhong.)

artigo tirado do site: http://www.penglai.com.br/

sábado, 21 de agosto de 2010

Grão-mestre Yim Sheung Mo

Nascido em 1882 na cidade de Linxi , província de Guanzhou , aos 35 anos de idade Yim Sheung Mo já era um respeitado e conhecido mestre de Hung Gar , mas nesta mesma época o destino dos dois mestres se cruzaram numa situação inusitada.
Fato comum naquele tempo, Yim Sheung Mo ouviu sobre a reputação de um jovem mestre vindo do norte e resolveu desafiar Ku Yu Cheong para um combate amistoso; Yim Sheung Mo disparou diversos chutes e socos mas Ku Yu Cheong defendeu todos com apenas uma das mãos … ao contra-atacar, Ku Yu Cheong encostou no corpo de Yim Sheung Mo a vontade, que não conseguiu nem defender-se nem desviar dos ataques. Percebendo a superioridade do adversário, Yim Sheung Mo se desculpou, abandonou o seu estilo e tornou-se discípulo de Ku Yu Cheong.

Tornando-se um dos três herdeiros do conhecimento de Ku Yu Cheong, Yim Sheung Mo teve a oportunidade de aprender outros estilos, graças a reputação do seu professor; aprendeu Choy Li Fat Bak Sing com Tam Sam, Luo Hap e Chi Yi Mun com Mong Lai Sin.


A conselho de Ku Yu Cheong, Yim Sheung Mo mudou-se para Hong Kong em 1952 devido a instabilidade política da China, e lá recebeu a acolhida da família Chan, em que cuja casa passou a ministrar aulas; sua reputação cresceu rapidamente e logo tornou-se mestre conhecido em Hong Kong.

Famoso por suas habilidades marciais, Yim Sheung Mo também foi personagem de muitas estórias curiosas; num restaurante, Yim Sheung Mo perfurou uma xícara de porcelana com o dedo médio sem movê-la do lugar. Seu apelido era Yim "Cabeça-de-ferro" … numa vez, visitando antigos colegas de Hung Gar , Yim Sheung Mo fora apresentado a alunos mais novos de forma jocoza como "o mestre de Hung Gar que havia virado aluno de Shao Lin do Norte"; após terminar a sua visita, despediu-se dos presentes e abriu um buraco na parede com a sua cabeça e foi embora.
Yim Sheung Mo teve muitos alunos em Hong Kong, e deixou alguns representantes dos seus ensinamentos em todo o mundo; Chan Ning Ling, Choy Ning, Au Wing I, Wong Chia Man, Kwok Wing Lam e muitos outros, mas o que mais se destacou e tornou-se herdeiro de todo o seu conhecimento foi Mestre Chan Kowk Wai .

Yim Sheung Mo dedicou toda a sua vida ao ensino da arte marcial chinesa e deu aulas até seu último dia de vida, vindo a falecer em 1971 em Hong Kong

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Kwan Kun

O Guerreiro Kwan Kun


Há 1700 anos, na época que a China nem sequer era dividida em três reinos, havia um único rei e o território chinês era divididos em feudos. Nesse período, sendo grande parte do território inabitado, três generais dividiam a parte civilizada: Lui Pei, que mais tarde viria a se tornar um dos reis, Tchou Tchou e Sin Kin. Lui Pei contava com a ajuda e a amizade do guerreiro Kwan Kun, seu “irmão de sangue”. Ser “irmão de sangue” significa dar importância e valor como se fosse irmão verdadeiro a um amigo. O ditado chinês define a extensão dessa amizade: “Pode não ser o mesmo dia que nasce, mas é o mesmo dia que se morre”. Era a época de batalhas entre os governantes e Liu Pei, tinha o exército de Tchou Tchou como oponente. Após uma batalha, Lui Pei viu-se obrigado a deixar seu território, refugiando-se nas montanhas. Com seu afastamento, Kwan Kun ficou com a responsabilidade proteger a família de seu irmão, assim como o seu exército. Tchou Tchou queria de qualquer maneira traze-lo para lutar em seu exército, mas não conseguia ganhar a confiança e nem o respeito do herói. Tentou suborná-lo com inúmeros presentes, tudo que Kwan Kun recebia, dava a família de seu irmão guardar para quando ele retornasse. Após muitos acontecimentos, Liu Pei chegou ao poder, o período que ficou afastado serviu para que ele conhecesse o sofrimento do povo, pois tinha passado pelas mesmas provações.

Kwan Kun foi um guerreiro com grandes habilidades em artes marciais, tornou-se notável pela retidão de caráter, lealdade, justiça e uma fantástica habilidade para o combate. Nas academias de Kung Fu, sua figura pode ser vista, colocada no recinto de treino para que os praticantes lembrem-se sempre do exemplo a ser seguido.



Quem quizer conferir essa história e só assistir o filme Três Reinos: Ressurreição do Dragão (2008)

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Aula Instituto Federal de Inconfidentes - MG

Primeiro contato com os alunos do Instituto Federal de Inconfidentes - MG,  levei uma pequena apostila, com alguns conceitos basicos sobre Kung - Fu.
Procurei mostrar diferenças basicas de estilos de kung fu ( norte / sul ).

Mostrei para os alunos algumas " armas " utilizadas ( nunchaku, espada reta, leque ), para alguns foi o primeiro contato com estes objetos, despertando interesse e curiosidade.

Gostei muito da turma.

sábado, 14 de agosto de 2010

Armas do Kung Fu - Facao

Elas são tão importante para o atleta de Kung Fu quanto suas armas natuaris (pernas e mãos). Tradicionalmente as armas eram ensinadas aos praticantes que ja tinham um certo nível de habilidade em formas de mãos.

As armas devem ser uma extensão naural do corpo e devem ser utilizadas de acordo com as suas caracteristicas especifícas.

O Facão  ( Dao ) é chamado o marechal de todas as armas
Ele é vigoroso e rápido em defesa e ataque assim é comparado a um "tigre feroz".
As técnicas principais do Facão incluem mudança, corte, furar, erguer, perfurar, bloquear, empurrar e bater. Quando você tem prática de facão a cooperação entre o facão e as mãos é muito importante e ambas as mãos têm que estar coordenadas para manter o equiíbrio. O Facão exige treinamento rigoroso e constante prática. O facão e o corpo também devem ser consistentes. O facão necessita sempre estar ao redor seu corpo, e suas mãos, pés, ombros, e braços viram junto com ele.

Esta arma costuma trazer amarrado ao cabo um lenço, em geral de duas cores, que serve para desviar a atenção do oponente: ao se prender no rápido movimento das cores, o inimigo não percebe a aproximação de um golpe fatal.


Além dessa função, ao derrotar o adversário, o detentor da arma utilizava-se desses panos para limpá-la do sangue.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Saudaçao no Kung FU

A saudação Kin Lai  


A "saudação tradicional" do Kung Fu é denominada Kin Lai, devendo ser executada com ambas as mãos, sendo: a direita fechada (representando o Sol) e a esquerda aberta (representando a Lua) por cima da outra mão.O "sol" e a "Lua" formam um novo caractere denominado Ming (明) Significando Clareza ou esclarecimento. Principalmente nas escolas do sul da China, isso denominava que os artistas marciais eram contra a opressão marxista da época.

Esta saudação é feita para indicar respeito e equilibrio para com o oponente.

Usar a inteligência (mão esquerda em palma) é mais eficiente do que usar o punho (mão direita fechada).

Outra saudação utilizada principalmente no Brasil é a palavra Tinindo, no qual a mão esquerda fica aberta com dedo polegar fechado e mão direita fechada, a mão esquerda aberta mescla 4 principios básicos e a humildade (polegar abaixado como uma pessoa se curvando) e a mão fechada significa a força, porque a força sem os 5 príncipios não é nada.